Acervo
-
A imigração italiana e a modernização dos transportes em Minas Gerais
Este texto é uma adaptação do artigo de Domingos Giroletti, publicado na editora da Universidade de Caxias do Sul (2015) e apresentado no VI Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais em 2016.
O artigo destaca o papel essencial dos imigrantes italianos na modernização dos transportes em Minas Gerais entre 1850 e 1930, especialmente na construção e operação de ferrovias e rodovias. Atuando como operários, técnicos e engenheiros, eles contribuíram diretamente para a integração regional e o escoamento da produção agrícola. Núcleos urbanos foram estabelecidos próximos às obras, facilitando a inserção da mão de obra imigrante. A atuação italiana consolidou-se como motor do desenvolvimento econômico e da infraestrutura do estado.
Informações sobre este item
-
Instituição de origem:
-
Autoria:Hélia Costa Morais
-
Endereço da Mídia:
-
Referência:MORAIS, Hélia Costa. A imigração italiana e a modernização dos transportes em Minas Gerais. In: MUVIT MG. Belo Horizonte: MUVIT, 2025. Disponível em: https://muvitmg.org.br/colecao-muvit/a-imigracao-italiana-e-a-modernizacao-dos-transportes-em-minas-gerais/. Acesso em: 1 ago. 2025.