O MUVIT MG é uma plataforma digital dedicada a preservar, divulgar e celebrar a rica história e o legado dos imigrantes italianos que contribuíram significativamente para a formação social, cultural e econômica do estado de Minas Gerais.
Aqui, a herança da imigração italiana se constitui como um importante patrimônio compartilhado entre Brasil e Itália, um legado vivo e em constante diálogo entre os dois países.
Se você é descendente, pesquisador, estudante ou simplesmente alguém interessado em aprofundar seus conhecimentos, encontrará no MUVIT MG um lugar essencial de consulta e um espaço de encontro virtual onde poderá ampliar seus horizontes e aumentar sua rede de contatos.
Sinta-se à vontade para explorar nosso acervo e para expandi-lo compartilhando conosco suas histórias!
Graduada em Biblioteconomia e Conservação e Restauro. Especialista em Organização da Informação, pela UFMG. Especialista em preparação de documentos fotográficos para
digitalização e mestra em História e Patrimônio – Arquivos Históricos pela Universidade do Porto. Possui experiência em gestão de documentação física e digital; elaboração de projetos; processamento técnico da informação; organização do acervo e orientação de pesquisas.
Ítalo-descendente, formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui especialização em organização de arquivos e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Cursou o doutorado em Ciências da Informação na Universidade Carlos III de Madri,
mas não defendeu tese. Atua desde 1997 como consultor na área de arquivos, com ênfase em organização e digitalização. Trabalhou no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
Coordenou os arquivos da Câmara Municipal de Belo Horizonte. É diretor da empresa Acervo Serviços de Restauração e Arquivo Ltda. desde 2005.
Desenvolvedor Web link para CV
Gestora cultural italiana, coordena os projetos da Associação Ponte entre Culturas desde sua fundação em 2004. Atua na gestão de projetos culturais e artísticos entre Itália e Brasil desde 1987.
Bacharela licenciada em História pela PUC Minas, Mestre em História pela UFMG. Atuou como professora universitária e coordenadora no curso de Licenciatura em História e do curso de Direito da Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira e como professora do curso de História da PUC Minas. Como Historiadora e pesquisadora é sócia-administradora da AMAM Histórias & Memórias LTDA, empresa que atua com consultoria em biografias, histórias institucionais e memória empresarial. É advogada, bacharela em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas) e doutoranda em Direito do Trabalho pela UFMG, com pesquisa sobre fluxos migratórios femininos entre Brasil e Itália e direitos laborais.
Doutor e mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP/SP – 2009 e 2015). Tem experiência em História Econômica e Regional do Brasil, pesquisou o processo de ocupação da terra e a relação entre o fim da escravidão e a imigração italiana no Sul de Minas. Autor dos trabalhos: “As especificidades da Imigração Italiana no Sul de Minas: Um estudo de caso em Andradas-MG”. Coordenador acadêmico do IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais (2019), apresentando a palestra de abertura e ministrando o mini curso: “Imigração italiana, fim da escravidão e ciclo do café: participação dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Minas Gerais”. Em 2020, no “X Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais”, apresentou o trabalho “Negro sai e italiano entra: Formação Histórica e Cultural da Identidade do Ítalo-descendente na Antiga Caracol”, discutindo a força do racismo científico no processo de exclusão do negro. Autor do livro “Italianos da Vila Caracol: a história da Imigração Italiana em Andradas” e do capítulo de livro “Contexto macroeconômico e político da imigração italiana em Andradas-MG”, publicado na obra coletiva “Vinho e Cultura no Sul de Minas”.
Genealogista e paleógrafa. Pesquisadora na área de imigração italiana. Presidente do Círculo Ítalo – Brasileiro do Sul de Minas, Poços de Caldas. Secretária da Associação Emilia-Romagna de Minas Gerais, Belo Horizonte. Conselheira do Comitê dos italianos no exterior de Minas Gerais – COMITES MG.
Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora com experiência no campo da cultura, com ênfase na catalogação de acervos físicos e digitais, patrimônio cultural e história oral.
Mineira de Juiz de Fora, com origens italianas, é mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e bacharel pela UFJF. Com formação em pesquisa, colabora com o MUVIT MG na condução de estudos e publicações sobre a imigração italiana em Minas Gerais. Seus trabalhos incluem artigos publicados na Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais e apresentações de estudos em seminários promovidos pela Ponte entre Culturas. Antes de integrar a equipe técnica do MUVIT MG, desempenhou funções como assistente social no serviço público e como professora universitária em instituição privada, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas acadêmicas.
Nasceu em Roma e cresceu em Belo Horizonte, possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuou como professor de história em escolas, intérprete consecutivo italiano-português e professor de italiano. Atualmente estuda na Università di Roma Tre, em Roma, e continua atuando como professor de italiano para estrangeiros. Colaborou com a Associação Emilia-Romagna do Estado de Minas Gerais (AER-MG), e com a Società di Ricerca della Romagna Mineraria, em pesquisa que resultou na publicação do artigo “Memória e História dos imigrantes italianos de Passagem de Mariana”, no livro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), dedicado ao tricentenário do Estado em 2020, e contribuiu a promover o reencontro de várias famílias de descendentes de imigrantes e seus parentes na Itália.
Sociólogo, professor associado do departamento de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG. Especialista em Sociologia das Migrações, com foco na diáspora italiana e formação da comunidade ítalo-mineira, bem como o desenvolvimento territorial em Minas Gerais através do Turismo de Raízes. Atualmente é coordenador do Laboratório de Sociabilidades Digitais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas na UFMG, com pesquisa sobre as narrativas de pertencimento diaspórico e valor da cidadania italiana entre os ítalo-descendentes nas plataformas digitais. É também conselheiro do COMITES MG.
Graduado em Filosofia e Estudos Sociais UNIJUI. Mestre em Ciência Política pela UFMG. Doutor em Antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. Pós-doutorado em Relações Internacionais pela LSE. Professor Visitante da Universidade de Pádua. Professor Aposentado da UFMG. Ex-professor titular do MPA/Fundação Pedro Leopoldo. Entre obras publicadas, menciono dois livros premiados: Industrialização de Juiz de Fora 1850/1930 (EDUFJF); e FÁBRICA: Convento e Disciplina (Editora UNB). E entre vários artigos, dois capítulos: “Participação dos Imigrantes Italianos no Desenvolvimento de Minas Gerais”, in; Radünz/Herédia (Orgs.), Imigração e Sociedade, EDUCS; e “Rumo à Modernidade”, in: Lopes/Soares (Orgs.), Sonhos e Labores, O Cinquentenário do Primeiro Departamento de Ciência Política do Brasil, Editora UFMG.
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Historiador, Professor Universitário, Pesquisador e Especialista em Patrimônio Cultural. Doutor em história pela UFMG, com Mestrado e graduação na mesma instituição. Atua com Políticas de Patrimônio Cultural e na pesquisa, promoção e difusão do patrimônio Material e Imaterial. Trabalha na elaboração de materiais didáticos e desenvolve pesquisa em história das mobilidades e migrações globais na UFMG. Ultimamente tem colaborado como professor nos cursos de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada – IEC-PucMinas e da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG e como pesquisador consultor em diversos projetos.
Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC. Presidente da Associação Emilia-Romagna de Minas Gerais. Vice-presidente da Associação Ponte entre Culturas. Sócio efetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP. Sócio Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia.
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e pela Europa-Universität Viadrina (cotutela) com Pós-Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ); Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense; graduado em Letras com habilitação em português e italiano e suas respectivas literaturas (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Revisor e editor de textos acadêmicos e tradutor de italiano – português.
Quadrinista, grafiteiro e programador visual. Com outros autores publicou obras como A divina Comédia, Ilíada e Odisseia em quadrinhos. Italiano de origem, mora no Brasil há 30 anos.
Link Portfolio
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Sócia e designer no Duplo Estúdio de Criação, com formação em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Design de Interiores pela Uniacademia. Atualmente, exerce o cargo de Diretora Cultural da Associação Casa D’Itália, em Juiz de Fora, integra a equipe da Revista Casa D’Itália e atua como Diretora Artística do Grupo Tarantolato, dedicado à preservação e divulgação da dança italiana. Desenvolve e coordena projetos voltados à valorização e difusão da cultura italiana.
Sócio do DUPLO Estúdio de Criação, fundado em 2015, estúdio sediado em Juiz de Fora (MG) voltado para projetos culturais e criativos. Profissional de Marketing, formado pelo Centro Universitário Academia (UniAcademia), atua com ênfase em iniciativas ligadas à valorização das culturas italiana e mineira. É idealizador e coordenador da Revista Casa D’Italia e exerce a função de Diretor de Marketing na Associação Casa de Itália, além de colaborar com o Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato e a Festa D’Italia – A Festa Italiana de Juiz de Fora.
Graduada em Biblioteconomia e Conservação e Restauro. Especialista em Organização da Informação, pela UFMG. Especialista em preparação de documentos fotográficos para
digitalização e mestra em História e Patrimônio – Arquivos Históricos pela Universidade do Porto. Possui experiência em gestão de documentação física e digital; elaboração de projetos; processamento técnico da informação; organização do acervo e orientação de pesquisas.
Ítalo-descendente, formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui especialização em organização de arquivos e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Cursou o doutorado em Ciências da Informação na Universidade Carlos III de Madri,
mas não defendeu tese. Atua desde 1997 como consultor na área de arquivos, com ênfase em organização e digitalização. Trabalhou no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
Coordenou os arquivos da Câmara Municipal de Belo Horizonte. É diretor da empresa Acervo Serviços de Restauração e Arquivo Ltda. desde 2005.
Desenvolvedor Web link para CV
Gestora cultural italiana, coordena os projetos da Associação Ponte entre Culturas desde sua fundação em 2004. Atua na gestão de projetos culturais e artísticos entre Itália e Brasil desde 1987.
Bacharela licenciada em História pela PUC Minas, Mestre em História pela UFMG. Atuou como professora universitária e coordenadora no curso de Licenciatura em História e do curso de Direito da Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira e como professora do curso de História da PUC Minas. Como Historiadora e pesquisadora é sócia-administradora da AMAM Histórias & Memórias LTDA, empresa que atua com consultoria em biografias, histórias institucionais e memória empresarial. É advogada, bacharela em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas) e doutoranda em Direito do Trabalho pela UFMG, com pesquisa sobre fluxos migratórios femininos entre Brasil e Itália e direitos laborais.
Doutor e mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP/SP – 2009 e 2015). Tem experiência em História Econômica e Regional do Brasil, pesquisou o processo de ocupação da terra e a relação entre o fim da escravidão e a imigração italiana no Sul de Minas. Autor dos trabalhos: “As especificidades da Imigração Italiana no Sul de Minas: Um estudo de caso em Andradas-MG”. Coordenador acadêmico do IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais (2019), apresentando a palestra de abertura e ministrando o mini curso: “Imigração italiana, fim da escravidão e ciclo do café: participação dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Minas Gerais”. Em 2020, no “X Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais”, apresentou o trabalho “Negro sai e italiano entra: Formação Histórica e Cultural da Identidade do Ítalo-descendente na Antiga Caracol”, discutindo a força do racismo científico no processo de exclusão do negro. Autor do livro “Italianos da Vila Caracol: a história da Imigração Italiana em Andradas” e do capítulo de livro “Contexto macroeconômico e político da imigração italiana em Andradas-MG”, publicado na obra coletiva “Vinho e Cultura no Sul de Minas”.
Genealogista e paleógrafa. Pesquisadora na área de imigração italiana. Presidente do Círculo Ítalo – Brasileiro do Sul de Minas, Poços de Caldas. Secretária da Associação Emilia-Romagna de Minas Gerais, Belo Horizonte. Conselheira do Comitê dos italianos no exterior de Minas Gerais – COMITES MG.
Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora com experiência no campo da cultura, com ênfase na catalogação de acervos físicos e digitais, patrimônio cultural e história oral.
Mineira de Juiz de Fora, com origens italianas, é mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e bacharel pela UFJF. Com formação em pesquisa, colabora com o MUVIT MG na condução de estudos e publicações sobre a imigração italiana em Minas Gerais. Seus trabalhos incluem artigos publicados na Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais e apresentações de estudos em seminários promovidos pela Ponte entre Culturas. Antes de integrar a equipe técnica do MUVIT MG, desempenhou funções como assistente social no serviço público e como professora universitária em instituição privada, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas acadêmicas.
Nasceu em Roma e cresceu em Belo Horizonte, possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuou como professor de história em escolas, intérprete consecutivo italiano-português e professor de italiano. Atualmente estuda na Università di Roma Tre, em Roma, e continua atuando como professor de italiano para estrangeiros. Colaborou com a Associação Emilia-Romagna do Estado de Minas Gerais (AER-MG), e com a Società di Ricerca della Romagna Mineraria, em pesquisa que resultou na publicação do artigo “Memória e História dos imigrantes italianos de Passagem de Mariana”, no livro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), dedicado ao tricentenário do Estado em 2020, e contribuiu a promover o reencontro de várias famílias de descendentes de imigrantes e seus parentes na Itália.
Sociólogo, professor associado do departamento de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG. Especialista em Sociologia das Migrações, com foco na diáspora italiana e formação da comunidade ítalo-mineira, bem como o desenvolvimento territorial em Minas Gerais através do Turismo de Raízes. Atualmente é coordenador do Laboratório de Sociabilidades Digitais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas na UFMG, com pesquisa sobre as narrativas de pertencimento diaspórico e valor da cidadania italiana entre os ítalo-descendentes nas plataformas digitais. É também conselheiro do COMITES MG.
Graduado em Filosofia e Estudos Sociais UNIJUI. Mestre em Ciência Política pela UFMG. Doutor em Antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. Pós-doutorado em Relações Internacionais pela LSE. Professor Visitante da Universidade de Pádua. Professor Aposentado da UFMG. Ex-professor titular do MPA/Fundação Pedro Leopoldo. Entre obras publicadas, menciono dois livros premiados: Industrialização de Juiz de Fora 1850/1930 (EDUFJF); e FÁBRICA: Convento e Disciplina (Editora UNB). E entre vários artigos, dois capítulos: “Participação dos Imigrantes Italianos no Desenvolvimento de Minas Gerais”, in; Radünz/Herédia (Orgs.), Imigração e Sociedade, EDUCS; e “Rumo à Modernidade”, in: Lopes/Soares (Orgs.), Sonhos e Labores, O Cinquentenário do Primeiro Departamento de Ciência Política do Brasil, Editora UFMG.
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Historiador, Professor Universitário, Pesquisador e Especialista em Patrimônio Cultural. Doutor em história pela UFMG, com Mestrado e graduação na mesma instituição. Atua com Políticas de Patrimônio Cultural e na pesquisa, promoção e difusão do patrimônio Material e Imaterial. Trabalha na elaboração de materiais didáticos e desenvolve pesquisa em história das mobilidades e migrações globais na UFMG. Ultimamente tem colaborado como professor nos cursos de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada – IEC-PucMinas e da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG e como pesquisador consultor em diversos projetos.
Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC. Presidente da Associação Emilia-Romagna de Minas Gerais. Vice-presidente da Associação Ponte entre Culturas. Sócio efetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP. Sócio Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia.
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e pela Europa-Universität Viadrina (cotutela) com Pós-Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ); Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense; graduado em Letras com habilitação em português e italiano e suas respectivas literaturas (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Revisor e editor de textos acadêmicos e tradutor de italiano – português.
Quadrinista, grafiteiro e programador visual. Com outros autores publicou obras como A divina Comédia, Ilíada e Odisseia em quadrinhos. Italiano de origem, mora no Brasil há 30 anos.
Link Portfolio
Graduação em Sociologia e Política e Mestrado em Ciência Política, ambos pela UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris- Nanterre. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Co- fundadora do Núcleo de História Oral da UFMG, o qual coordenou por muitos anos. Autora de diversos artigos e livros nas áreas de história oral, biografias e trajetórias institucionais. Dentre os livros, Minas/Itália: um encontro cultural (com Maria Auxiliadora de Faria e Lena Brandão). Associação Universo Cultural. Belo Horizonte: 2012.
Sócia e designer no Duplo Estúdio de Criação, com formação em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Design de Interiores pela Uniacademia. Atualmente, exerce o cargo de Diretora Cultural da Associação Casa D’Itália, em Juiz de Fora, integra a equipe da Revista Casa D’Itália e atua como Diretora Artística do Grupo Tarantolato, dedicado à preservação e divulgação da dança italiana. Desenvolve e coordena projetos voltados à valorização e difusão da cultura italiana.
Sócio do DUPLO Estúdio de Criação, fundado em 2015, estúdio sediado em Juiz de Fora (MG) voltado para projetos culturais e criativos. Profissional de Marketing, formado pelo Centro Universitário Academia (UniAcademia), atua com ênfase em iniciativas ligadas à valorização das culturas italiana e mineira. É idealizador e coordenador da Revista Casa D’Italia e exerce a função de Diretor de Marketing na Associação Casa de Itália, além de colaborar com o Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato e a Festa D’Italia – A Festa Italiana de Juiz de Fora.
Assessoria museológica: Dandara Teixeira de Souza
Assessoria de comunicação: Viviane Teixeira, Cecília Rodrigues Martins, Adriana Marcolini.
Gravação e edição de vídeo: Jeferson Ricardo da Silva, Juliana Rachid.
Pesquisa: Paula Miranda de Oliveira.
Transmissão em streaming: Bruno Cerezoli
Tradução e interpretação simultânea: Ricardo Paolinelli, Paloma Luiza Neves, João Paulo Duarte Diniz.
Assessoria museológica: Dandara Teixeira de Souza
Assessoria de comunicação: Viviane Teixeira, Cecília Rodrigues Martins, Adriana Marcolini.
Gravação e edição de vídeo: Jeferson Ricardo da Silva, Juliana Rachid.
Pesquisa: Paula Miranda de Oliveira.
Transmissão em streaming: Bruno Cerezoli
Tradução e interpretação simultânea: Ricardo Paolinelli, Paloma Luiza Neves, João Paulo Duarte Diniz.
Presidente: Carla Mara Xavier Radicchi. Vice-Presidentes: Stanley Savoretti de Souza e Giovannina Serafini. Diretor jurídico: Renzo Radicchi. Diretora administrativa: Silvia Alciati.
COMITES MG – COMITATO ITALIANI ALL’ESTERO MINAS GERAIS
Diretoria Executiva: Fabio Fasoli – Presidente, Elaine Piva – Vice Presidente, Raffaele Peluso – Diretor Financeiro / Tesoureiro, Sergio Della Guardia – Secretário. Membros Efetivos: Dimitri Fazito, Rodrigo Iennaco, Maria Rosaria Barbato, Fabrizio Testi, Sandra Nicoli, Maria Cristina Pujatti, Caterina Abatemarco, Giovannina Serafini. Cooptado: Alexandre Zanini.
Desenvolvido por: Duplo Estúdio de Criação © copyright 2025. MUVIT MG