“Ponte tra Culture” nasce como projeto de intercâmbio cultural e artístico entre Itália e América Latina envolvendo artistas, operadores culturais e profissionais de diferentes áreas, entidades da sociedade civil e instituições dos países participantes. Nasce por iniciativa de Gianluca Barbadori, ator, diretor teatral e mediador cultural que, em 1999, funda a Associação Ponte tra Culture na cidade de Ancona, na Itália. Em 2004, a gestora cultural Giusi Zamana, italiana radicada no Brasil, funda a Associação “Ponte entre Culturas” em Minas Gerais (PEC-MG).
No decorrer de 21 anos, “Ponte” tem realizado festivais, seminários, atividades de formação, espetáculos e coproduções em diversos idiomas, em mais de 26 países, entre América Latina e América do Norte, Europa, África e Oriente Médio, gerando uma ampla rede colaborativa entre pessoas, profissionais e organizações diversas, públicas e privadas.
No Brasil, Ponte entre Culturas promove projetos culturais, artísticos e educativos sobre os temas da memória, das migrações e da cidadania ativa, valorizando a diversidade cultural e o multiculturalismo. As iniciativas realizadas abrangem artes cênicas, dança, música, humanidades, patrimônio e são dirigidas a pessoas de todas as idades e as camadas sociais, no intuito de promover o acesso à cultura e ao conhecimento. Sua atuação se fundamenta na lógica e na prática do trabalho em rede, acreditando na importância do compartilhamento de boas práticas para a promoção da arte e da cultura enquanto vetores de transformação social.
Em 2024, a Ponte entre Culturas celebra 20 anos de atuação cultural: entre os principais projetos realizados se destacam 10 edições dos Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais e 08 edições do Festival Ponte entre Culturas - Palco Itália. O MUVIT MG é o mais recente projeto executado pela Ponte entre Culturas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura."